Detalhes do Produto


Ampliar Capa

MANUAL DE CONTABILIZAÇÃO DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

Autor(a):
Luciano Gomes dos Reis, Mauro Fernando Gallo e Carlos Alberto Pereira


 
1ª edição (2010)
Páginas: 320 páginas
Formato: 17X24
ISBN: 9788522460182
Código: 0311 50 651









Sinopse

Sumário

Outras publicações

Materiais de apoio

O momento atual em que vive as empresas e seus gestores na economia brasileira é muito especial, pois, não obstante as oportunidades mundiais de crescimento, o país não tem desfrutado de todo seu potencial. As empresas, os investidores e os profissionais liberais estabelecidos no Brasil enfrentam uma concorrência feroz em termos global e muitas vezes são afetados não por suas ineficiências operacionais, e sim por um sistema tributário complexo e oneroso.

A carga tributária média, que representa aproximadamente 38% de toda a riqueza gerada no país durante o ano, significa que a produção de praticamente cinco meses do ano é consumida somente no pagamento dos tributos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Dessa forma, há muitos produtos em que um dos maiores componentes de seu custo são os tributos, como é o caso de cigarros e bebidas, porém nos demais produtos, também, os custos tributários são elevados, o que faz com que alguns empresários, investidores e profissionais liberais afirmem que "se pagarem todos os tributos, não conseguirão manter suas atividades."

Para os autores, no entanto, isso não tem de ser assim, pois sabe-se, pela experiência profissional de vários anos de atuação na área tributária que com uma boa gestão profissional é plenamente possível pagar menos tributos, de forma legal. Para o desenvolvimento de uma gestão tributária profissional de bom nível faz-se necessário conhecer bem os tributos envolvidos nas operações, e com este objetivo foi elaborada obra, ou seja, transmitir os conhecimentos dos principais tributos que impactam as operações das empresas, dos investidores e dos profissionais liberais, pois em termos tributários QUEM SABE MAIS, PAGA MENOS.

Conhecendo a essência de cada tributo, bem como a sua forma de contabilização, os contadores podem evitar que as empresas que estejam sob sua responsabilidade sofram penalidades, promovendo, assim, maior integração entre as características tributárias e contábeis do patrimônio empresarial.

Esta obra é direcionada tanto aos profissionais de contabilidade, como de direito, administração e economia que tenham interesse na área tributária, seja para a gestão tributária, para o planejamento tributário ou para a consultoria tributária.

A sua forma didática de apresentar a complexidade do sistema tributário nacional possibilita sua utilização como livro-texto das disciplinas Contabilidade Tributária, Gestão Tributária, Planejamento Tributário, Tributação das Empresas e Tributos, dos cursos de graduação ou pós-graduação em Contabilidade, Administração, Economia e Direito.

Leitura complementar para as disciplinas Contabilidade Introdutória, Contabilidade Intermediária, Contabilidade Comercial, Contabilidade Industrial, Estágio Curricular em Ciências Contábeis e Trabalho de Conclusão de Curso, que tenha ênfase em procedimentos contábeis.

Sugestão de Compra

Quem comprou este livro, comprou também

TVWEB

Vídeos sobre diversas áreas Coberturas de eventos 

Conheça nosso canal do YOUTUBE

YouTube



Site Autêntico